segunda-feira, 7 de julho de 2008

A MEIAcia e sua história...

Histórico

A MEIAcia, produto de diversos pensamentos, não se trata apenas de uma cia. de dança e sim um centro de produção de idéias de dança onde artistas diversos podem participar de um caldo cultural globalizado.



A MEIAcia também discute o próprio entendimento do que seja a dança com tantas tendências na contemporaneidade e localiza tais questões exclusivamente no corpo em movimento criando um dialogo muito íntimo entre o teatro, artes plásticas e a dança, com uma dosagem justa entre seriedade e leveza evidenciando o rotineiro com poesia e humor. Em suas obras, a dança que se propõe está sempre em relação ao treinamento técnico e criativo do bailarino, que dependa dele para existir. As formas vão nascendo e a dança surge como uma espécie de comprometimento político onde os corpos agem com o propósito de significar algo. Cada bailarino preserva um perfil singular. No entanto, da coletivização destas individualidades surge um tipo de agrupamento onde ninguém faz sombra a ninguém.



A cia. que reside na cidade de Ipatinga dedica-se em - sem deixar de ser do interior de Minas Gerais - tornar o seu entendimento e sua relação cultural, ideológica, técnica e ética com a dança no Brasil uma referência. Sua escolha em trilhar um caminho individual sem seguir um modelo já consagrado, não se revelou num capricho e vem gerando grandes resultados. Algo nasceu. E nasceu com força total, numa cidade de fortes nuances culturais, onde as boas idéias, a qualidade e a criatividade têm dado resultados excepcionais.



Atualmente, a MEIAcia mantém sua sede, o “Casa-Laboratório: Micromunidade de Dança”, (Rua: Visconde de Mauá/ 126/ Cidade Nobre) espaço de produção, estudo, experimentação, intercâmbio cultural e formação, que se propõe a discutir a dança contemporânea e suas pluralidades de manifestações atravavés de projetos como: “Ambiente Público - gente se movimentando para você dançar” no qual produz pequenos procedimentos de dança com artistas de outras áreas, alunos da rede estadual, municipal, particular e comunidade em geral; o “Casa-Laboratório de Portas Abertas” no qual convida outros artistas para compartilharem seus processos criativos e apresentarem seus trabalhos acompanhados de bate papo (ambiente de com-vivência), oficinas, dentre outras atividades. Em 2008, a cia. se prepara para suas duas novas montagens prevista para julho e dezembro do mesmo ano.

Nenhum comentário: